O International Standard Audiovisual Number (ISAN) é uma entidade que gere um código, a partir da Suíça, com o objetivo de garantir a criação de uma base de dados mundial sobre obras de audiovisual protegidas por direitos de autor.

O sistema, que funciona como serviço de identificação, passou a contar com uma agência portuguesa – a Associação de Acreditação de Obras Audiovisuais – que tem por associados a Associação para Gestão dos Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE) e a Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (GDA).

Através da agência, os produtores e autores de vídeos portugueses vão poder registar-se na base de dados, o que facilita a deteção de cópias piratas que são usadas indevidamente por estações de TV, produtoras ou que são distribuídas na internet.

Além de uma marca de água no vídeo, o sistema criado pelo ISAN prevê a inclusão de um código hexadecimal que facilita a identificação de todos os detentores de direitos de autor, produção ou interpretação.

Os códigos são vendidos às entidades que pretendam garantir maior facilidade na deteção de eventuais abusos ou cópias ilegais e, no futuro, o sistema vai permitir “saber na hora quantas cópias foram feitas de determinada obra de audiovisual”.