Na hora de procurar emprego, o Facebook substitui, muitas vezes, os motores de busca, e é a rede social eleita para encontrar oportunidades no mercado de trabalho. Contudo, os candidatos a emprego não são os únicos que usam a rede social. Os recrutadores também estão a adotar a mesma ferramenta para encontrar novos talentos.

De acordo com a pesquisa do site de recrutamento Jobvite, 86% dos recrutadores analisam perfis de potenciais profissionais através das redes sociais. No entanto, este não é um resultado surpreendente, devido ao Graph Search Facebook.

Para quem quiser arranjar um novo emprego ou até expandir a sua rede profissional, o Facebook é um bom aliado.

Graph Search Facebook

O Graph Search Facebbok, que foi anunciado em janeiro, facilita o trabalho dos angariadores na hora de encontrar profissionais. Por exemplo, uma pesquisa rápida na ferramenta de busca social sobre “pessoas interessadas em Java que vivem em São Francisco”, apresenta uma lista com mil candidatos.

Oportunidades em grupos no Facebook

Grupos como o “Emprego Porto“, o “INOV Contacto – Ofertas de Trabalho no Estrangeiro” e o “Empregos no Facebook“, são exemplos de meios da rede social que podem ser utilizados para encontrar ou expandir um negócio.

Páginas de emprego no Facebook

Páginas como “Emprego Ligado” e “Emprego pra Ontem“, bem como os eventos para entrevistas de emprego, recrutamentos, workshops de como procurar emprego e palestras, também estão a ser divulgados através da rede social.

Aplicações para procurar emprego através do Facebook

BranchOut, lançada pelo Facebook em 2010 com mais de 30 milhões de membros, é uma das, pelo menos, quatro aplicações existentes, que podem ajudar na procura de novas oportunidades no mercado de trabalho. A “app” permite destacar as habilidades profissionais e enviar uma cópia do currículo. Inclui ainda uma espécie de timeline, chamada “linha do tempo de carreira” e, tal como a aplicação BeKnown, que utiliza dados de empregos de um site externo, permite a publicação de fotos, notícias e atualizações para criar narrativas do trajeto profissional e relatar conquistas profissionais.

Identified e Jobvite são outros exemplos de aplicações que permitem ligar pessoas a empresas com vagas disponíveis. A primeira mostra uma “qualificação identificada”, através de números de 1 a 100 que são atribuídos ao utilizador, à sua empresa e universidade – quanto mais informações forem adicionadas ao seu trajeto profissional, mais pontos acumula na Identified. A segunda permite consultar um “estado” no processo de contratação a qualquer momento e procurar por empregos de acordo com uma palavra-chave ou lugar.