As vitórias nos 100, 200 e 4×100 metros e dois recordes mundiais nos Jogos Olímpicos de Londres valeram a Usain Bolt a distinção de “Melhor Atleta do Ano”, tal como em 2009 e 2010.

Bolt ficou à frente de Bradley Wiggins (primeiro britânico a vencer a Volta a França) Michael Phelps, Sebastien Vettel, Lionel Messi e Mo Farah, campeão olímpico na modalidade de 5 mil e 10 mil metros.

No lado feminino, a britânica Jessica Ennis, campeã olímpica no heptatlo, arrecadou mais votos que Allyson Felix (atletismo), Missy Franklin (natação), Serena Williams (ténis), Lindsey Vonn (esqui) e Shelly-Ann Fraser-Pryce (atletismo).

Campeão olímpico nos 400 metros barreiras, Félix Sánchez recebeu o Prémio Laureus para “Melhor Regresso Desportivo de 2012”, e a equipa europeia da Ryder Cup (golf) venceu o “Prémio de Melhor Equipa do Ano”, à frente de conjuntos como a seleção olímpica chinesa de ténis de mesa, os Miami Heat, campeões na NBA, ou a seleção espanhola de futebol, campeã europeia em 2012.

O tenista britânico Andy Murray, conquistou o primeiro “Grand Slam” da carreira no Open dos Estados Unidos, para além de ter ganho a medalha de ouro em Londres. Os títulos valeram-lhe o “Prémio Revelação de 2012”.

A Fundação Laureus premiou ainda o brasileiro Daniel Dias, vencedor de seis medalhas de ouro em Londres, e também o saltador austríaco Felix Baumgartner, que em outubro superou a velocidade do som.

Ainda não foi desta que o norte-americano Michael Phelps levou um Laureus para casa, mas no Rio de Janeiro recebeu o prémio “Conquista Exececional” pela sua carreira na natação e o recorde de medalhas olímpicas: 22.