Segundo Carlos Furtado, diretor geral da QI Porto de Ideias, o debate vai incidir nas dificuldades vividas pela comunicação social no seu todo. Com a crescente diminuição de títulos e emagrecimento das redações, vão estar em cima da mesa temas fortes para discutir os caminhos do futuro do jornalismo.

Outra das temáticas a ser abordada na conferência, vai ser o jornalismo florestal, já que o centro PINUS se dedica a maximizar a produção e otimizar a qualidade da madeira de pinho. Segundo Carlos Furtado, esta temática merece discussão, já que enfrenta inúmeras dificuldades em fazer parte da agenda mediática. A não ser “no período de incêndios”, refere.

Para além dos debates, o centro está também a organizar um concurso que pretende achar o vencedor para Prémio Centro PINUS – Jornalismo Florestal, a ser anunciado no dia do debate.

A conferência está agendada para o dia 21 de março, pelas 15h, no auditório do Pólo de Indústrias Criativas do UPTEC (juntos às instalações do curso de Ciências da Comunicação). O programa e todas as informações podem ser consultadas no facebook do centro.