Provavelmente já ouviu falar das conferências TED, mas se não ouviu, esta é uma oportunidade de saber mais sobre as palestras mais famosas da atualidade. Tudo começou, em 1984, quando o arquiteto e designer gráfico Richard Saul Wuman decidiu convidar personalidades distintas para disseminar ideias relacionadas com a Tecnologia, Entretenimento e Design. Os palestrantes aceitariam divulgar as suas ideias para o futuro, sem receber nada por isso.

Em 2000, Chris Anderson assumiu a liderança do projeto e as conferências passaram a ser sobre qualquer tema da atualidade. Com o lema “Ideas Worth Spreading” (“Ideias que merecem ser difundidas”), cada palestra tem um limite de cerca de 20 minutos.

O Sucesso

As “TED Talks” são hoje uma autêntica máquina de fazer dinheiro, graças à internet, que permite que as conferências sejam divulgadas no site oficial da organização – o que não impede que os bilhetes para as conferências esgotem.

Entre os convidados que mais se destacaram, como Bill Clinton, Al Gore ou Bill Gates, Sir Ken Robinson – famoso escritor, palestrante e consultor internacional – distinguiu-se pela sua capacidade de relacionar o discurso com o humor, quando falou sobre a criação de um sistema educativo que aprecie a criatividade nas crianças, em vez de a limitar.

Dan Pink, o responsável pelos discursos de Al Gore, falou sobre a ciência da motivação e revelou que nem sempre as recompensas tradicionais são as mais eficazes, ao contrário do que se pensa.

O “matemágico” (junção de matemático e mágico) Arthur Benjamin surpreendeu o público ao adivinhar datas de aniversários e calcular raízes quadradas com dois algoritmos. Já Jill Bolte Taylor, que sofreu um AVC e viu as suas funções cerebrais cessar uma após a outra, viu no acontecimento uma excelente oportunidade de investigação, que poucos neurocientistas têm. Estes são alguns dos oradores que contam hoje com mais visualizações entre os vídeos disponíveis no site da TED.

No entanto, todas as palestras estão disponíveis, com a possibilidade de qualquer utilizador ver os vídeos traduzidos em mais de 70 línguas e ainda de fazer download. “O que começou por ser 800 pessoas a juntar-se uma vez por ano, agora são um milhão de pessoas por dia a ver conferências TED online”, disse Chris Anderson numa entrevista à revista Departures, em 2012.

TEDx: As conferências TED espalhadas pelo mundo

O sucesso das conferências TED levou ainda a que fossem criados programas semelhantes em todo o mundo, mas a uma escala menor. Os encontros Tedx contam com a ajuda de voluntários dispostos a partilhar ideias inovadoras para o futuro e a experiência já chegou à Europa, África e Ásia.

Na Índia, Pranav Mistry demonstrou várias ferramentas que ajudam o mundo físico a interagir com o mundo dos dados, que incluiu um olhar aprofundado sobre o dispositivo que criou, o Sixth Sense, além de ter apresentado um “computador portátil” de papel. Depois da apresentação, Mistry revelou que a ideia era divulgar o código do software para ficar disponível a todos.

Portugal teve o primeiro evento TEDx, realizado em Lisboa, em 2009, chamado TEDxEdges, por se situar no extremo da Europa. Esta primeira conferência TED contou com oradores como Carlos Zorrinho e Álvaro Santos Pereira. Desde então, já se realizaram outras conferências TED em Portugal e estão previstas novas conferências para este ano.

O Porto vai receber, no dia 13 de abril, o TEDxO’Porto, com o lema “Em Fusão”, e já estão confirmados vários oradores. O evento realiza-se no Edifício da Alfândega, no Porto.