A segunda conferência do seminário dedicado ao “Jornalismo Especializado” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) teve em destaque o jornalismo de tecnologia. Daniel Catalão, jornalista da RTP e apresentador do programa televisivo “Tec@net” falou sobre os cuidados a ter quando se fala de novas tecnologias e o uso que o jornalismo lhe deve dar.

Com anos de experiência a escrever sobre tecnologia, Daniel Catalão define este tipo de jornalismo como uma fórmula de sucesso em Portugal, já que cativa facilmente o interesse do público.

Para o jornalista, no entanto, o seu trabalho é uma mistura de informação e opinião, pois reportagens dedicadas a novas tecnologias têm sempre uma função informativa e explicativa, mas também opinativa: “A função do jornalista quando fala de novos gadgets é explicar para que é que ele serve e dar a sua opinião sobre eles”, diz.

Para Daniel Catalão, um jornalista especializado têm de “desmontar a terminologia técnica” e ter cuidado na seleção de temas, pois por vezes “já domina tanto uma determinada área que não vê o que é notícia para o público”.

“Os jovens jornalistas devem especializar-se”

Daniel Catalão defende que os jovens jornalistas devem “dominar várias ferramentas de trabalho”, “especializar-se num tema e procurar nichos de mercado viáveis”. Para o jornalista, existe atualmente “uma oferta muito grande e a única opção é criar algo diferente e inovador”.

No caso do jornalismo de tecnologia, o jornalista alerta para o facto de existirem “muitos boatos e especulação”. Depois, não hesita em distinguir por completo o seu trabalho da publicidade: “Falar de um equipamento não é fazer-lhe publicidade”, diz, defendendo que a função do jornalista é mesmo testar o discurso publicitário das marcas.

Durante a conferência foi também debatida a utilização das próprias tecnologias ao produzir conteúdos jornalísticos. Daniel Catalão mostrou-se admirador da utilização do “Skype” ou dos smartphones para construir narrativas originais e alternativas.

A terceira e última conferência do seminário de “Jornalismo Especializado” vai decorrer no dia 18, no pólo de Ciências da Comunicação da FLUP, às 14h. Ricardo Jorge Pinto, jornalista da Lusa, vai falar sobre “Jornalismo de Política”.