O evento que celebra a moda em Portugal regressa à cidade do Porto no próximo dia 21 de março. Durante esta edição, as primeiras tendências para a próxima época outono/inverno vão desfilar nas “passerelles” da Alfândega do Porto, com o tema “Vibe”.

Depois de um dia em Lisboa, o evento parte rumo a Norte, no dia 21 de março e instala-se na Alfândega do Porto até sábado, dia 23. Só para o Porto, são esperados 26 desfiles, tanto de estilistas já bem conhecidos da moda portuguesa, como de novos criadores.

Katty Ximoara, Júlio Torcato, Anabela Baldaque, Diogo Miranda e Miguel Vieira destacam-se entre os nomes conhecidos que vão apresentar as suas coleções para a próxima estação outono/inverno. No Espaço Bloom, dez novos criadores vão apresentar as suas coleções durante os dois últimos dias. No sábado, o Portugal Fashion encerra com a apresentação da coleção de calçado e acessórios de Luís Onofre.

Arranque em Lisboa

Pela terceira edição consecutiva, o Portugal Fashion arranca em Lisboa, no dia 20 de março, com a apresentação das coleções dos estilistas Alves/Gonçalves e Fátima Lopes. Ainda na capital, cinco novos designers terão a oportunidade de apresentar as suas coleções no Espaço Bloom. Desde outubro de 2010 que este espaço dá oportunidade a novos criadores de se revelarem perante o público e de apresentarem as suas coleções.

Segundo Manuel Teixeira, presidente da comissão executiva do Portugal Fashion, este arranque em Lisboa é muito importante para os novos criadores. “Queremos dinamizar um conjunto de jovens criadores que estão residentes ou tiveram a sua formação na zona de Lisboa porque sabemos que há aqui algum desequilíbrio, já que existe bastante mais oferta de criadores do Norte e também mais escolas”, afirma Manuel Teixeira, acrescentando que a capital “merece ter um pólo de apresentação de jovens criadores”.