Enxofre, hidrogénio, carbono, oxigénio, azoto, fósforo e carbono são alguns dos ingredientes indispensáveis à vida e foram encontrados em Marte pela sonda Curiosity.

A amostra que foi analisada tem origem em rochas sedimentares e é composta por grãos finos e cinzentos, bem diferente da cor avermelhada que caracteriza o planeta atualmente – e onde, afinal, é possível já ter existido vida.

As rochas estão numa área onde pesquisas anteriores indicaram a existência de um rio ou lago e os cientistas da NASA determinaram que água que por ali passou tinha um “PH” neutro, outro indicador favorável à existência de vida.

Saber se Marte tinha ou não condições de vida sustentáveis era uma das principais questões que os responsáveis da NASA queriam ver respondidas e vão agora recolher mais amostras para confirmar os primeiros resultados. No entanto, os investigadores da Agência Espacial acreditam que os equipamentos do Curiosity estão em perfeitas condições.

A sonda Curiosity vai agora recolher amostras de outros locais onde também se crê que possam ter existido condições de habitabilidade, em particular numa montanha que terá tido neve no cume.