Pedro Ribeiro, employer manager relations da “The Lisbon MBA“, falou com o JPN e deu algumas dicas sobre como se devem comportar jovens recém-licenciados nas suas primeiras entrevistas de emprego.

Conhecer a empresa e quem vai fazer as perguntas

O mais importante, antes da entrevista, é que o entrevistado conheça a empresa a que se está a candidatar. Este “conhecimento” da empresa inclui saber em que áreas de negócio está envolvida, assim como a sua estrutura empresarial, projetos em desenvolvimento, se está em crescimento ou em processo de internacionalização. Toda a informação é importante.

O que levar?

Pedro Ribeiro recomenda que o entrevistado leve uma cópia impressa do seu currículo, por dois motivos: primeiro, porque o entrevistador pode não conseguir imprimir o documento; segundo, porque o entrevistado pode, dessa forma, aproveitar para formar o seu discurso através do currículo.

A preparação é a chave para se ser bem sucedido numa entrevista. Para se preparar, o entrevistado pode pesquisar sobre a pessoa que o vai questionar. As redes sociais – como é o caso do Linkedin – são ferramentas que, hoje, permitem conhecer pessoas e os seus percursos profissionais. Segundo Pedro Ribeiro, esta pesquisa pode ajudar a “perceber se existem algumas pontes de contacto que possam ajudar a estabelecer algum tipo de ligação mais emocional durante a entrevista”.

O que não pode falhar durante a entrevista

“A entrevista é importante, mas não é um momento de vida ou de morte”, afirma Pedro Ribeiro. A melhor forma de afastar o nervosismo é estar bem preparado e saber o que dizer. É preciso relembrar que o entrevistador não quer deixar o entrevistado nervoso, muito pelo contrário. O entrevistador procura alguém que seja capaz de responder às necessidades de recrutamento da empresa e que reúna as características (pessoais e profissionais) para ocupar uma vaga disponível.

Depois da entrevista

No final da entrevista, o entrevistado deve perguntar quando lhe vão dar um “feedback”. Se passar algum tempo depois do prazo dado, o entrevistado deve ligar. Fazer “follow-up” demonstra interesse.

Uma das questões que pode surgir ao entrevistado é: “Como é que me devo dirigir ao entrevistador?”. Para Pedro Ribeiro, esta é uma questão que depende, sobretudo, do contexto da empresa. Se o entrevistador for uma pessoa muito mais velha, é recomendável que o entrevistado a trate por “doutor” ou “engenheiro”, pelo menos no início. Se o entrevistador quiser outro tipo de tratamento, ele o dirá. O mais recorrente, hoje em dia, é que as pessoas se tratem pelo nome próprio, principalmente se tiverem uma idade próxima.

A aparência é, também, um dos pontos que causa mais impressão na primeira entrevista. O entrevistado deve “jogar sempre pelo seguro”, mesmo que a empresa tenha uma postura mais informal e os seus trabalhadores não vistam fato todos os dias. Para uma primeira entrevista, Pedro Ribeiro recomenda roupas mais formais, que transmitam uma postura sóbria e profissional.