Cada país vai selecionar um jornalista recém-licenciado para, de 5 a 30 de agosto, desempenhar a profissão na Finlândia, através de uma bolsa que cobre os custos de viagens, alojamento e refeições. A embaixada da Finlândia em Lisboa destaca, no entanto, que a bolsa “não inclui seguro de viagem e não vão ser pagas ajudas de custo”.

O “Foreign Correspondents Program” surge como um meio de expandir e reforçar a experiência profissional dos interessados, através de projetos individuais relacionados com a Finlândia, briefings sobre o quotidiano no país, visitas a empresas, locais, instituições culturais e viagens de campo.

Os interessados devem preencher o formulário de candidatura e currículo contidos no site da Embaixada da Finlândia em Lisboa, bem como enviar um “ensaio ou artigo sobre o seu interesse jornalístico particular pela Finlândia (600-800 palavras, em inglês)”. No final de maio, vai ser revelado o candidato selecionado.

As candidaturas devem ser feitas até 22 de março e são dirigidas aos jovens com idades entre os 22 e os 27 anos, com bom domínio do inglês falado e escrito e preparados para trabalhos independentes.

Vídeo de apresentação do programa: