São alemãs, norueguesas, suecas, dinamarquesas, francesas ou do Reino Unido, as empresas que pretendem recrutar engenheiros portugueses no próximo mês de abril. A informação foi avançada ao Diário Económico pelo diretor do IEFP, José Paulo Luís.

O evento deverá decorrer em Lisboa e será, em breve, anunciado no site oficial do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Estão ainda previstas sessões exclusivas de recrutamento para empresas alemãs.

“Welcome to Germany Tour 2013” permitiu candidaturas a várias empresas alemãs

No Algarve decorreu uma sessão de informação intitulada “Welcome to Germany Tour 2013”, em que participaram três mil jovens portugueses. Na sessão foram prestados esclarecimentos sobre tudo o que os candidatos precisam de saber antes de se candidatarem a um emprego na Alemanha, tendo ainda a oportunidade de se candidatarem a 600 vagas disponíveis para várias empresas alemãs.

A importância de possuir conhecimentos de alemão foi uma das máximas da sessão, sendo que o domínio da língua germânica é considerada uma ferramenta essencial para vingar num país que não é o de origem da maior parte dos candidatos.

O mercado alemão apresenta-se, cada vez mais, como uma alternativa a especialistas portugueses, sendo que as áreas das novas tecnologias, de eletrotécnica, de saúde e hotelaria são as que oferecem maiores oportunidades de emprego. Carreiras técnicas nomeadamente nas áreas da mecânica, canalização e soldadura também denotam falta de profissionais no país germânico.

A Alemanha exige um certificado de reconhecimento de profissão aos candidatos que pretendam candidatar-se às áreas de medicina, advocacia, arquitetura e outras áreas similares. Depois de obtido o reconhecimento, os candidatos estão aptos a exercer em qualquer um dos estados do país.