Chama-se iRide e é uma aplicação pioneira na Península Ibérica. O objetivo é a troca de boleias para deslocações dentro da mesma área geográfica. Esta aplicação destaca-se pela sua vertente social e pretende dinamizar boleias entre estudantes dentro do mesmo distrito, ao permitir maior acessibilidade a baixos custos.

A ideia surgiu das próprias experiências dos criadores, que se aperceberam da falta de um serviço de partilha dentro da mesma zona geográfica, para curtas deslocações. O grupo queria criar mais opções para os jovens, numa época de crise económica, em que os custos dos transportes aumentaram com o fim dos descontos para estudantes.

“Change a Thon”: a incubadora social

O “Change a Thon” é um concurso pioneiro em Portugal, que se destaca pela vertente de empreendedorismo social. O objetivo é usar as mais recentes tecnologias mobile e web e apresentar alternativas para combater a crise económica que afeta a população portuguesa. Este concurso conta com o apoio de, entre outros, a Fundação EDP, a CERCI Braga e ainda a Cruz Vermelha Portuguesa.

As metas deste iRide são, assim, poupar dinheiro e ainda diminuir a poluição com o uso de menos veículos. O iRide vai agora ter como base um mapa em tempo real, onde é possível ver quem está mais próximo, dentro do grupo de pessoas que estão registadas. Também será utilizado um sistema de “recompensas” e autocolantes, bem como um sistema de pontos que fornecem descontos em vários produtos.

No concurso tecnológico “Change a Thon” realizado em janeiro deste ano em Braga, o projeto distinguiu-se de outros já existentes no mercado, não só pela seu foco na vertente ‘intra-cidade’ e na faixa estudantil, mas também porque foi pensado e executado para smartphones, o que não obriga a ir ao Facebook ou a utilizar um browser. Contudo, esta vertente não foi descurada, uma vez que irá haver um site para a aplicação.