O “Ass:Salto” acontece uma vez por mês e é uma conversa-concerto organizada pela banda portuense “Salto”, que convida músicos que a inspira. Esta quinta-feira, foi o dia.

Num clima descontraído e próximo do público, “Peixe” deu corda a “Walking” e “Escape”, do seu mais recente trabalho, “Apneia”, a uma banda sonora de um casamento cigano e a “Verdes anos”, de Carlos Paredes.

De perguntas sobre os Ornatos Violeta à capital do Botswana, as únicas armas usadas nesta noite foram a irreverência e a espontaneidade. Pedro Cardoso, ou “Peixe”, como é conhecido, mostrou que “um guitarrista que se preze, tem de ser capaz de fazer música sozinho”.

No entanto, o ponto alto da noite foi “Chaga”, êxito dos Ornatos Violeta. Depois, um momento musical conjunto completou a noite, quando convidado e anfitriões apresentaram “Lisboa que amanhece”, de Sérgio Godinho e “FMI”, de José Mário Branco. No fim, o público colocou questões ao músico e não faltou a pergunta: “Peixe, sabes nadar?”.

“Mostrar que os músicos são comuns mortais” foi o principal objetivo de Guilherme Tomé Ribeiro e Luís Montenegro, dos “Salto”, ao iniciar este projeto. Até agora, as atuações superaram as expectativas e a “desmitificação” de grandes nomes da música portuguesa tem dado aso ao “diálogo entre a música e o público”.

O primeiro “Ass:Salto” aconteceu no passado dia 14 de fevereiro, com Miguel Araújo como convidado. Os Salto prevêm a continuidade da rubrica mensal até ao fim do ano, mas ainda não há nome confirmado para a próxima edição, com data marcada para 11 de abril.