“Dinah’s Cat Emporium” é o nome do primeiro café com gatos que vai abrir em Londres. A ideia surgiu de Lauren Pears, uma empresária da Sony PlayStation que, desde 2012, arrecada fundos para o projeto.

A ideia do estabelecimento é simples: os gatos, adotados de uma associação, circulam livremente pelo espaço e as pessoas podem interagir com os animais enquanto comem ou bebem. O espaço vai ter capacidade para 40 a 50 pessoas e vai ainda disponibilizar comida vegetariana.

Café para gatos já é famoso na Áustria

O Café Neko em Viena, permite aos clientes interagir com os cinco gatos residentes. Takako Ishmitsu, dona do estabelecimento, diz que as reações das pessoas têm sido bastante positivas. O principal objetivo do Café Neko é “proporcionar felicidade” a todas as pessoas que não podem ter gatos em casa devido aos “seus trabalhos ou alergias de familiares”.

Por cinco libras (aproximadamente seis euros), os clientes podem entrar e ficar no café o tempo que desejarem. Para além disso, os amantes de animais que não tenham condições para adotar, podem cuidar dos animais ou ajudar na alimentação de um gato do estabelecimento.

Lauren afirma que este projeto acarreta inúmeras responsabilidades, uma vez que tem que assegurar boas condições de saúde e higiene, tanto para as pessoas como para os animais. Gastos com consultas veterinárias, ração e medicamentos são algumas das preocupações da empresária que, mesmo assim, não desiste do objetivo.

A angariação de fundos para levar a cabo a ideia foi feita através de crowdfunding, no IndieGoGo. A meta era de 108 mil libras, mas as doações superaram as expetativas, ultrapassando o valor inicial.

Agora, o estabelecimento estará aberto durante seis dias por semana e o próximo desafio passa por conseguir voluntários que queiram cuidar dos animais em troca de um lugar para trabalhar ou estudar – e também de uma refeição.