O músico Jonathan Dagan tem um nome artístico: “J.Viewz“. Mas não só. Também tem um talento especial: consegue utilizar uvas, morangos, cenouras, cogumelos e beringelas para reproduzir a música “Teardrop“, dos Massive Attack, no seu sintetizador. Cada vegetal incorpora uma tecla de teclado, sendo assim possível criar melodias específicas batendo nas frutas ou nos legumes.

A produção destes sons é efetuada através do Makey Makey, uma placa de circuito inventada por dois estudantes do Laboratório de Investigação dos Média do Massachusetts Institute of Technology (MIT Media Lab), Jay Silver e Eric Rosenbaum. A ideia é ligar, por cabos, qualquer tipo de corpo, neste caso, vegetais, ao Makey Makey, que, por sua vez, é ligado através de um cabo USB ao computador, ou, como neste caso, a um sintetizador.

No entanto, a forma dos vegetais não afeta o som que desencadeia. Tecnicamente, até se pode pegar num copo de água e utilizá-lo como “tecla” sem que este influencie o som. Isto porque as amostras têm de ser pré-feitas, ou seja, o som produzido pelo morango ou pelo cogumelo já tem de estar predefinido no sintetizador, como, por exemplo, um teclado num piano onde cada tecla emite um som específico.