Nuno Crato encontra-se, desde esta segunda-feira, no Rio de Janeiro, para estabelecer um contacto mais direto entre centros de investigação de Portugal e do Brasil, mas a sua visita passa por mais duas cidades. O político deslocar-se-á, também, a São Paulo e a Brasília, onde vai assistir à assinatura do protocolo entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), para reconhecimento de diplomas do Ensino Superior.

Na cerimónia, vão estar presentes Aloizio Mercadante, ministro da Educação no Brasil desde 2012, e Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em São Paulo, está planeada uma visita ao parque tecnológico e a reunião com o ex-ministro da Educação brasileiro, o atual prefeito Fernando Haddad.

No âmbito do programa “Ciência sem Fronteira”, vai ser assinado um acordo entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa “Ciências sem Fronteira” refere-se a oportunidades de trabalho para pós-licenciados.