O trabalho manual, em Portugal, mais conhecido em produtos tradicionais como doces de compota, bijutaria e cestas de vime, também pode ser encontrado noutras peças. Barrigas de gesso, galos de Barcelos com purpurinas ou “Santos Antónios” pintados de homem-aranha, são algumas das peças que se podem encontrar no Porto.

Barrigas de gesso

As barrigas de gesso chegaram há relativamente pouco tempo ao universo do artesanato. A ideia é simples: fazer um molde da barriga, durante o período de gravidez, para eternizar o momento.

A “Barrigas em gessosurgiu, no Porto, há três anos e meio. O JPN falou com Marta Couto, a impulsionadora deste conceito na Invicta, que contou que a ideia de fazer uma barriga de gesso proporcionou-se depois de uma amiga, que estava grávida, lhe ter pedido para lhe ser feito um molde. Marta, que trabalhava com crianças e fazia outros trabalhos parecidos (como mãos em gesso), aceitou o desafio. Tentou, correu bem e começou.

Embora este conceito seja recente em Portugal (existe há aproximadamente cinco anos, em Lisboa), as pessoas já começam a familiarizar-se com o negócio. Nas “Barrigas em gesso”, Marta Couto, para além das barrigas para as futuras mães, trabalha com mais duas pessoas e com crianças em idade pré-escolar.

O molde em gesso para as barrigas demora cerca de 40 minutos a ficar pronto, mas o passo seguinte, a secagem, ronda os cinco dias. Depois do molde, os clientes podem ainda decorar a barriga com pinturas que dependem dos gostos dos futuros papás, um processo que pode demorar até um mês. O preço médio é de 60 euros, embora o valor varie conforme as preferências de cada um.

Galos de Barcelos com outras cores

Alexandre Queirós trabalhava na alimentação, mas desde novembro de 2012 que se virou para o artesanato. A sua loja, a “The Portuguese Cock“, destina-se principalmente a turistas.

“Podemos fazer tanta coisa com um galo de Barcelos ou com um Santo António. Por exemplo, ‘Santos Antónios’ é a pintura normal ou pintado de uma só cor. Por que não meter-lhe uma banda-desenhada em cima?”, pergunta Alexandre Queirós.

É daqui que surge a ideia de vender peças de artesanato diferentes das que conhecemos. Galos de Barcelos com a bandeira do Brasil e uma peruca afro, andorinhas com purpurinas, sardinhas verdes ou “Santos Antónios” disfarçados de homens-aranha (ver imagem principal), são algumas das peças que o cliente pode encontrar nas prateleiras da loja. Os preços variam conforme o tamanho e vão desde os 3 euros a um galo, feito com lantejoulas, que custa 200 euros.

Além deste lado tradicional e artesanal, “The Portuguese Cock” brinca ainda com o nome e oferece uma pequena área de sexshop e de artigos gay.