“Toda a gente já ouviu falar do Jim Morrisson, a estrela rock, mas quem foi James Douglas Morrison, o ser humano?” serve como ponto de partida para “Before the End: Jim Morrison Comes of Age“, o documentário que retrata a vida do eterno vocalista dos The Doors, desde o nascimento até à data da morte.

A realização é da responsabilidade de Jess e Jeff Finn e o processo de produção está em desenvolvimento. Com gravações e fotografias antigas, o filme pretende documentar as várias dimensões da vida do artista. Os depoimentos de Andy Morrison, irmão do cantor; Gareth Blyth, roadie dos The Doors, e Bryan Gates, colega de quarto do vocalista, são parte importante da reconstrução.

Apesar de tudo, o projeto não é inovador: ainda que com um enfoque diferente, em 2009, saiu o documentário “When You’re Strange”, de Tom DiCillo, que retratou a vida da banda. Na altura, inspirou-se no livro “The Doors of Perception”, escrito, em 1954, por Aldoux Huxley. Em 2012, foi também lançado “Mr. Mojo Risin’: The Story of L.A. Woman”, um filme sobre o último álbum lançado antes da morte.

“Jim Morrison é uma das figuras mais misteriosas e incompreendidas do século”

“Morrison parece ter sido aquilo que o público exigiu que ele fosse naquele momento”, descreve o projeto, ao referir-se ao cantor e compositor de “People are strange”. Após a morte aos 27 anos – e cerca de quatro décadas depois – continua a ser considerado por muitos como o “protótipo estrela rock”.

“Wild Child”, “Erotic Politian”, “The Shaman” ou “Beautiful Wreck” são só alguns das alcunhas pelas quais foi conhecido. Jim Morrison faleceu em 1971 e ainda que os dados não sejam comprovados, julga-se que de overdose. Perceber os motivos da morte e explorar a associação do lema “sexo, drogas e rock and roll” à banda são alguns dos objetivos.