Os UB40 vão subir ao palco no segundo dia do Festival Gaia Positive Vibes, que se vai realizar nos dias 28 e 29 de junho. A banda britânica de “reggae branco”, que marcou a geração dos anos 80 com os seus dois primeiros álbuns “Signing Off” (1980) e “Present Arms” (1981), regressa a Portugal para “inspirar uma nova geração e relembrar os grandes hits a uma outra”, assinalou hoje, Firmino Pereira, vice-presidente de Gaia, em comunicado.

Os UB40 são um grupo de oito amigos, que se conheceram nas escolas de Birmingham, em Inglaterra. Em 1978, formaram os “UB40” nome escolhido graças à designação do impresso de desemprego: Unemployment Benefit 40 (benefício de desemprego) da segurança social britânica. Como não conseguiam trabalho, o grupo decidiu abordar temas políticos nas suas músicas, que atraíam a juventude insatisfeita, rebelde e interessada no movimento ska revivalista (género musical jamaicano, anterior ao reggae).

Durante os anos 80, a banda atingiu um sucesso reconhecido. As músicas “Food for Tought“, “I Got You Babe“, com Chrissie Hynde, e “Can’t Falling in Love” marcaram presença em vários tops musicais como o UK Singles Chart e o U.S. Billboard Hot 100.

Em 1983, os UB40 lançaram “Labour of Love II”, um álbum que conquistou o primeiro lugar no top musical do Reino Unido e entrou nos tops americanos. “Red Wine” (ver vídeo abaixo) foi o grande sucesso deste disco.

A banda conta com várias passagens por Portugal e agora regressa para a segunda edição do festival, que junta o reggae e a world music no Areinho de Oliveira do Douro, em Gaia. O preço dos bilhetes varia entre os 18 euros (bilhete diário) e os 25 euros (passe dois dias que inclui acesso ao parque de campismo).