Dia 21 de Março é consagrado, pela Unesco, como Dia Mundial da Poesia. A data vai ser comemorada por toda a região Norte, com muitos versos e estrofes, declamados e distribuídos pela população.

O “Estendal de Poesia” vai marcar presença por toda o Grande Porto, desde Espinho à Póvoa de Varzim [lista dos locais]. O evento consiste na leitura e ilustração de poemas por crianças. Às 11h, todas as Bibliotecas Municipais da Área Metropolitana vão ler poesia em simultâneo, de forma a criar um momento de sintonia poética.

Na cidade Invicta, casa de poetas como Sophia de Mello Breyner e Manuel António Pina, a data também vai ser marcada por várias atividades. A Livraria Poetria, organiza percursos poéticos pelo centro histórico do Porto, com partida marcada para as 18h à porta da livraria, na Rua José Falcão. Os participantes vão poder distribuir e declamar poemas a quem passa.

Poetria

É a única livraria portuguesa dedicada, exclusivamente, à poesia e ao teatro. Situada nas galerias Lumière, na Rua José Falcão, o espaço dedica-se à venda de livros, bem como à divulgação de obras de poetas e dramaturgos.

Quem vem para o Porto de comboio, pode ainda ver a sua bagagem preenchida pela poesia. No comboio que parte de Braga às 20h30, entre Nine e Lousado, os passageiros vão poder assistir a um espetáculo de declamação de poesia acompanhado por música e intervenções cénicas, a cargo da Associação Musical e Educativa de Fradelos e a Escola Profissional CIOR O espetáculo terá a duração de cerca de 15 minutos e não marca o fim do evento. Quem quiser, poderá prosseguir para o Museu Nacional Ferroviário, em Lousado, para visitar a exposição “Alma Tua”, que inclui imagens de Norberto Valério e poemas de José Miguel Gomes.

Na Maia, a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho preenche toda a semana com poesia, através de sessões de declamação, tertúlias dedicadas ao tema e a apresentação da obra poética “Quimeras & devaneios”, de Vítor Queirós.

Valongo promete levar a poesia aos munícipes através da distribuição de poemas pelas cantinas, restaurantes e cafés da cidade. São três as poetisas locais homenageadas – Diana Miriam Dias, Laura Costa e Maria Helena Quartas. Já em Gondomar vai realizar-se o espetáculo poético e musical “Poietikós”, marcado pela apresentação do livro “Sintagma de mim… fragmentos de nós”, de Cidálio Castro.

Os concelhos da Trofa e de Santo Tirso vão aproveitar a data para honrar Manuel António Pina. A Trofa vai homenagear o poeta durante uma semana de poesia junto das escolas. Santo Tirso prepara 40 dias dedicados à poesia, num projeto intitulado “a poesia está na rua“. De 21 de março a 30 de abril, a cidade vai organizar algumas atividades de tributo ao escritor.

Em Vila do Conde, a celebração da poesia vai estar reservada para sexta-feira à noite, com um sarau cultural intitulado “Poesia no Coração“, que mistura literatura com fado.

E depois do Dia Mundial da Poesia?

No Porto, a poesia tem vida para além de 21 de março. Para quem gosta de espetáculos de poesia, o Bar Pinguim oferece, todas as segundas-feiras, sessões de leitura e reflexão poética pela mão do ator Rui Spranger. Para além de ouvir, o público pode ler e participar ativamente no espetáculo que, por vezes, é acompanhado por música.

O Teatro do Campo Alegre é o anfitrião das “Quintas de Leitura”, sessões mensais que conjugam a leitura poética com vários estilos musicais. A livraria-bar Gato Vadio é outro espaço portuense que organiza, periodicamente, atividades dedicadas a vários estilos literários.

Também mensalmente, no segundo sábado de cada mês, ocorre, no Centro Histórico do Porto, o “Bairro dos Livros“, um evento cultural que pretende divulgar o livro e dinamizar a leitura através de atividades públicas.