O Sooqini disponibiliza um espaço onde várias pessoas se podem oferecer para fazer simples serviços e, ao mesmo tempo, procurar outras que estejam interessadas em desempenhá-los. Nesta plataforma de tarefas, os utilizadores oferecem um valor que estão dispostos a pagar, que é depois licitado – como num leilão – pelas pessoas interessadas. O preço pode baixar consoante o número de pessoas que estiverem dispostas a fazer o mesmo trabalho a preços mais competitivos.

A iniciativa surgiu em 2012, quando Tiago Mateus sentiu necessidade de apoiar e ajudar os londrinos na realização de tarefas básicas. Ao JPN, Tiago conta que, no seu último emprego, “procurava maneiras de economizar tempo” nas tarefas mas não queria “pagar as quantias exorbitantes dos classificados de serviços”. Assim, nasceu o Sooqini, “uma simples plataforma que permite obter quaisquer serviços prestados pela população local, nos seus próprios termos, de forma segura”.

Segundo Tiago, os serviços mais oferecidos são de limpeza, jardinagem, compras , montagem de móveis, preparação de refeições, partilha de transporte e de internet. O pagamento só é efetuado quando o serviço estiver feito.

“Sooqini é muito popular entre estudantes como um local para ganhar dinheiro”

A principal ideia é poupar dinheiro e tempo. Num ano, estima-se que os utilizadores do Sooqini poupem até 2900 libras (aproximadamente 3387 euros) ao contratar pessoas para preparar refeições, evitando assim comer em restaurantes. Ao partilhar transporte privado, os londrinos podem igualmente poupar até 1000 libras (cerca de 1167 euros).

O Sooqini é utilizado principalmente por estudantes e imigrantes portugueses, garantindo “mini-empregos” em Londres para quem está com dificuldade em encontrar trabalho. Tiago diz ainda que é uma forma simples “de obter dinheiro quando há já imensa competição” no mercado de trabalho.

Tiago sublinha que o Sooqini “está constantemente a inovar” e que, em breve, serão criadas “novas funcionalidades que vão ajudar a melhorar a experiência” e a confiança entre os utilizadores. A plataforma conta já com 10 mil utilizadores, desde pequenas empresas, estudantes e trabalhadores. O próximo objetivo passa expandir o Sooqini a toda a Inglaterra e, depois, para a Europa. Para já, a aplicação está disponível também para Android.