Lançado em 2012, a mais recente versão do sistema operativo (SO) móvel da Microsoft, o Windows Phone 8 (WP8), já tem os seus dias contados. A 8 de julho de 2014, a conhecida marca de software vai acabar com o suporte para este SO.

A decisão, aponta o CNET – site de notícias e avaliação tecnológica -, é justificada com o facto de o ciclo de vida do sistema operativo se limitar a 18 meses.

Qual a validade dos produtos Windows?

A Microsoft anunciou o fim do suporte para estas versões do Windows Phone através desta página. Aqui, pode também consultar informações relativas à validade de outros produtos, como os Windows Vista, 7 ou 8, bem como o mais recente tablet da empresa, o Surface.

Além da versão 8, também o Windows Phone 7.8 (WP7.8) terá o seu suporte terminado em 2014. Neste caso, dois meses depois do WP8, a 9 de setembro. A data mais tardia deve-se ao facto de a versão 7.8 ter sido lançada, também, dois meses depois – em fevereiro deste ano. Importa lembrar que o WP7.8 nasceu da impossibilidade de telemóveis com WP7.5 (também conhecido por Mango) migrarem para o sistema operativo mais recente.

A Exame Informática – revista do ramo tecnológico – retira duas conclusões desta decisão: em primeiro lugar, acredita que não deverão ser lançados novos equipamentos com os dois SO depois de 2014. Em segundo lugar, que a Microsoft já deverá estar a trabalhar num sucessor que pode estrear ainda antes das datas marcadas para o fim do suporte para WP8 e o WP7.8.