Gosta de aventuras mas tem medo de arriscar ou simplesmente não lhe apetece sair de casa? Se o seu sonho é conhecer alguns dos pontos mais altos do planeta, fique a saber que o Google Maps já lhe permite descobrir o cume do Kilimanjaro, em África. São 5895 metros de altitude, mas através do serviço “Street View”, a distância é apenas de um “click”.

Depois de permitir chegar ao fundo do oceano, na Antártica, o serviço de mapas da Google passou a incluir fotografias 360º de quatro das montanhas mais altas do mundo: Kilimanjaro, na Tanzânia, um acampamento na base do Evereste, no Nepal (com imagens do interior das tendas), Aconcágua, na Argentina e o monte Elbrus, na Rússia. As montanhas fazem parte das Sete Cumes (Seven Summits), que são as montanhas mais altas de cada continente.

LatLong, o blogue que descreve as expedições:

As equipas de expedição disponibilizaram ainda imagens e descrições da experiência e dificuldades que foram sendo encontradas, no blogue LatLong

Após adicionar esta novidade ao serviço da Google, Dan Fredinburg, um dos responsáveis, comentou num blogue do grupo Google: “Quer seja para estudar as montanhas numa preparação de uma próxima aventura ou para explorar confortavelmente a partir de casa, esperamos que apreciem estas vistas dos picos do mundo”.

Algumas das imagens das montanhas já tinham sido disponibilizadas por vários utilizadores que, após as suas expedições, acrescentavam as fotografias através do serviço Panoramio. A única diferença é que nesta expedição a Google não pode contar com o Trekker, o dispositivo que recolhe as imagens para o Google Maps. As equipas utilizaram apenas um simples tripod e uma máquina fotográfica, com uma lente olho de peixe.

Recorde-se que o serviço da Google é gratuito, está disponível 24h e permite visitar virtualmente vários monumentos e locais históricos do planeta terra. A novidade pode ser consultada através do browser ou das aplicações para iOS e Android.


Ver mapa maior