O disco foi lançado pela Parlophone há precisamente 50 anos. Segundo a revista Rolling Stone, este trabalho integra ainda uma lista dos 500 melhores álbuns de sempre, ao se classificar em 39.º lugar.

Pressa foi a palavra de ordem da produtora, uma vez que se pretendia rentabilizar o sucesso da música “Please Please Me”, que dá título ao disco, que na altura ficou durante 30 semanas no número um do top de vendas, no Reino Unido.

A maratona das gravações

Dez das faixas do disco foram gravadas num único dia: 11 de fevereiro de 1963. O produtor George Martin, designado de “quinto beatle”, juntou John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr no mítico estúdio Abbey Road, para uma maratona de quase 10 horas.

O disco, gravado e mixado no estúdio Abbey Road, inclui canções como “Twist and Shout”, “I Saw Her Standing There”, “Baby It’s You”, “Do You Want To Know A Secret” e, claro, “P.S. I Love You”.

Para além do sucesso das faixas, também a capa do disco deu que falar, já que não podia ter sido feita de forma mais económica, tendo em conta a época. Com apenas 458 euros, a empresa discográfica EMI lançou uma simples imagem com os membros da banda, que mais tarde se tornaram dos maiores sucessos mundiais na área da música.

Após a liderança constante de “Please Please Me”, foi a vez do segundo single, “With The Beatles”, chegar ao número um das listas de vendas de discos, no Reino Unido.

Os britânicos Beatles lançaram 12 álbuns de estúdio até à data em que anunciaram a separação do grupo, em abril de 1970. Entre eles, estão os conhecidos “With The Beatles”, “A Hard Day’s Night” e “Beatles for Sale”.