Desde 2008 que a cidade do Porto dedica um dia ao seu centro histórico. Turistas ou, até mesmo, portuenses, podem visitar locais emblemáticos da Invicta e descobrir um pouco mais sobre a história da cidade, mas com um preço especial. Sem pagar entrada, qualquer pessoa pode visitar a igreja e a Torre dos Clérigos, a Sé do Porto ou o Palácio da Bolsa. Percursos pelas ruas históricas do Porto também estão no programa, assim como passeios de barco ao longo do Douro.

Embora a maior parte das atividades sejam gratuitas, um workshop na Fundação da Juventude e uma atividade na Alfândega do Porto têm preços reduzidos. Além das visitas guiadas e passeios de barco, este dia vai contar com feiras, exposições, workshops e filmes que vão ser exibidos em pontos específicos da cidade.

Em 1996, o centro histórico do Porto foi classificado como Património Cultural da Humanidade e desde 2008 que celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos, com o objetivo de promover a ligação entre as pessoas do Porto e os seus monumentos.