As comemorações do Dia do Estudante começam na noite de sábado para domingo, altura em que vai ser divulgado um comunicado, nas redes sociais e plataformas de comunicação das associações de estudantes. O presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Rúben Alves, disse ao JPN que esta mensagem vai expressar “as principais preocupações do movimento associativo estudantil do momento” e tem como objetivo “chamar para as principais problemáticas do ensino superior neste momento”.

Na mensagem, será dado um enfoque ao número de estudantes que viu o seu requerimento de bolsa de estudo indeferido por ter a situação tributária irregular. Além disto, o presidente da Federação Académica do Porto diz que a mensagem também vai contemplar “o desalinhamento daquilo que é o discurso internacional do governo onde, sucessivamente, se compromete com metas que relevam o ensino superior a uma prioridade nacional mas que não tem correspondido à sua atuação”.

Uma carta dos estudantes para Passos Coelho

No domingo, dia 24 de março, o comunicado vai ser apresentado numa conferência de imprensa a decorrer em Coimbra, às 16h. É também nesta conferência que o movimento associativo estudantil vai apresentar a carta que será entregue ao primeiro ministro, Pedro Passos Coelho.

Rúben Alves diz que a carta tem como “principal objetivo solicitar ao senhor primeiro ministro que haja a reunião que nos havia sido prometida”. O objetivo da carta não é apresentar soluções para o ensino superior em Portugal, tal como salienta o presidente da FAP, mas sim “exigir que ocorra essa reunião tendo em conta os principais problemas do ensino superior.”

A conferência de imprensa, diz Rúben Alves, servirá também para “demonstrar a nossa [movimento associativo estudantil] indignação com o facto de, querendo nós apresentar as nossas soluções” terem encontrado “uma indisponibilidade total do governo para ouvir as nossas propostas.”