Chama-se “Phestival” e nasceu no seio de um grupo da rede social Facebook, com mais de 4 mil membros. Intitulado de “Igreja Universal dos Fazedores de Bonitas Listas Musicais dos Últimos Dias” (IUFBLMUD), a ideia abandona agora a Internet e ruma até ao Hard Club.

O grupo

O IUFBLMUD é constituído por milhares de seguidores, entre os quais bandas e artistas. “Todos os dias, às 00h, é lançado um tema aos membros – denominados de “irmãos” – para consequentemente publicarem uma música na página”, explica a organização. São, precisamente, estes talentos que vão estar presentes no evento, no Hard Club, no Porto. O recrutamento das bandas foi feito através de um anúncio no grupo da IUFBLMUD, permitindo a inscrição de qualquer pessoa.

Para o evento, vão constar nomes como Malcontent, Jameson Blair, Denário, o Abominável, Tallowate e, quatro duplas de dj’s, Pesos Pesados, Ivo T & Mar Superior, Fina Y Segura e Mr. Sexxxy Luv & Puto, todas na companhia do VJ Pixel Bitch. Já na tarde de sábado, dia 20, entre as 17h e as 19h, vai estar presente, na Praça Filipa de Lencastre, a Radio All-Stars com várias surpresas, entre sets e atuações ao vivo.

Eduardo Fernandes, vocalista dos Tallowate, está no grupo desde o início. “Devo estar no ‘top ten’ dos mais assíduos. É com imenso agrado que participo neste festival. Acima de tudo, por estar a promover bandas de um escalão deveras diminuto”, diz.

Segundo a organização, o Phestival foi criado à imagem e semelhança do grupo: “Voluntários que têm em comum o gosto pela partilha e descoberta de música”. A 1.ª edição do “Phestival” decorre no Hard Club, no Porto, nos dias 19 e 20 de abril. Os bilhetes diários custam 5 euros e os de dois dias, 8 euros. As reservas podem ser feitas para o email do evento: [email protected].