Esta já é a segunda edição do “Recicl’arte”, concurso lançado pela Sociedade Ponto Verde para criar sacos de reciclagem criativos e inovadores.

Segundo a organização, o objetivo da iniciativa é “aproximar ainda mais a população portuguesa da importância da reciclagem”. Segundo dados da Agência Europeia do Ambiente relativos a 2010, apenas 19% dos resíduos sólidos urbanos é reciclado em Portugal. Até 2020, segundo as metas comunitárias, os portugueses têm de subir a taxa de reciclagem para os 50%.

Sociedade Ponto Verde

Fundada em 1996 por um conjunto de empresas que colocam embalagens no mercado, a Sociedade Ponto Verde (SPV) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a recolha seletiva e a reciclagem de embalagens. Ao longo dos últimos anos, a SPV tem realizado um conjunto de campanhas de sensibilização.

A Sociedade Ponto Verde afirma que o conjunto de embalagens não recicladas dava para encher um milhão de “ecobags”. Luís Veiga Martins, diretor geral da organização, defende que “a falta de recipientes próprios para a separação doméstica de embalagens usadas é um dos argumentos mais invocados por quem nunca realizou essa separação, para justificar esse facto”.

O concurso para o desenho dos novos “ecobags” está aberto, até 21 de abril, a toda a população com mais de 18 anos, e existe apenas uma regra a ser cumprida: as cores dos ecoponto, o verde, amarelo e azul, têm de ser respeitadas. De todos as propostas enviadas, a organização vai escolher as cinco melhores para votação pública no Facebook. O primeiro classificado vai receber 2500 euros para uso na rede Fnac, enquanto os segundos e terceiros classificados vão receber 1000 euros e 500 euros, respetivamente. O regulamento pode ser consultado aqui.