No próximo dia 27 de março, o Teatro Nacional São João (TNSJ) celebra o Dia Mundial do Teatro, com atividades entre as 12h e as 21h30. O Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória também abrem portas para quem quer assistir a espetáculos e peças de forma gratuita ou a preços reduzidos.

Às 14h30 será inaugurada a exposição “Fernanda Alves”, no salão nobre do TNSJ. Trata-se de uma exposição que “reúne figurinos, adereços, fotografias de cena, registos de áudio e vídeo de recitais, peças e filmes” da atriz, reconhecida pela sua carga dramática e expressiva.

Das 14h30 às 18h00, o Teatro Nacional São João e Carlos Alberto abrem as portas para visitas guiadas gratuitas. Simultaneamente, no Mosteiro de São Bento da Vitória, serão exibidos registos em vídeo dos espetáculos “Exatamente Antunes” e “Alma”.

Para encerrar o dia de comemorações e, mais uma vez em homenagem à atriz Fernanda Alves, o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe a peça «Fernanda – Quem Falará de Nós, Os Últimos?», que reúne prosas e poemas de Fernanda Alves, Ernesto Sampaio e Herberto Helder. O evento tem entrada gratuita.

Os bilhetes devem ser levantados no Mosteiro a partir das 14h do próprio dia.