Três editoras portuguesas vão lançar no mercado obras que revelam o pensamento do Papa Francisco, bem como a primeira biografia do cardeal de Buenos Aires, da autoria do vaticanista Saverio Gaeta, que vai ser editada na próxima quarta-feira, pela Paulus Editora.

“Papa Francisco: a vida e os desafios” é a primeira biografia de Jorge Bergoglio a ser editada em Portugal, duas semanas após a sua eleição. Segundo o comunicado publicado pela Paulus Editora, o livro “apresenta uma biografia do recém-eleito Papa Francisco e um elenco dos principais desafios que o aguardam na condução da Igreja mundial”. O livro conta ainda com os seus primeiros discursos e homilías, bem como uma galeria fotográfica.

“The Pope App” é a mais descarregada

Enquanto não foram publicados e quando ainda se especula quanto ao possível sucesso livreiro das três obras, o Papa Francisco já vem sendo um sucesso no mundo dos smartphones. A aplicação do Papa para iPhone foi a mais descarregada durante a última semana. Ao todo, já foram descarregadas 155 mil aplicações, incluindo a versão para smartphones que operam com o sistema Android.

“A obra guia-nos pelo caminho que [o atual Papa] fez depois de João Paulo II o ter nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e a forma simples como sempre se apresentou”, pode-se ler no comunicado. Já o segundo capítulo é dedicado a pensamentos do Papa, onde o autor sintetiza as suas ideias principais, através de temáticas-chave como ateísmo, catolicismo, oração, laicidade, serviço, Vaticano, entre outras. É ainda apresentada a visão do Papa Francisco sobre o futuro da Igreja e do mundo.

Maria “é uma figura importante para o atual Papa”

Em abril está também agendada a publicação da obra “Francisco: o verdadeiro poder é servir”, da Nascente Editora. O livro, escrito pelas próprias mãos do Papa Francisco apresenta reflexões do atual Papa enquanto arcebispo e cardeal, como explica Catarina Martins, editora da Nascente.

“Escolhemos este por ter sido escrito pelo próprio Papa e por acharmos que podia transmitir, da melhor forma, o pensamento que pode vir a ser este pontificado”, diz Catarina Martins ao JPN, relativamente à escolha da obra que foi sendo pensada quando se apresentaram alguns dos candidatos ao lugar de sucessor de Pedro. “Fizemos alguma pesquisa sobre os possíveis eleitos a Papa, por isso quando o Papa Francisco foi eleito fomos, imediatamente, à procura de alguns livros”, conta.

O livro, originalmente publicado na Argentina, aborda várias temáticas desde “homilías, reflexões sobre catequese e educação, meditações e discursos que o Papa Francisco fez, enquanto arcebispo e cardeal”, sintetiza Catarina Martins. A editora acrescenta ainda que Maria é outro dos temas-chave da obra, já que “é uma figura importante para o atual Papa”.

Deus, o diabo, o aborto, o divórcio e muito mais, pelas mãos de Francisco

Por último, e pelas mãos do Clube do Autor, chega-nos, em maio, a obra “Sobre o Céu e a Terra”, escrita pela mãos do próprio Jorge Mario Bergoglio. O livro centra-se à volta de temáticas como Deus, o diabo, o aborto, o divórcio, a homossexualidade, a eutanásia, as religiões e o diálogo inter-religioso.

De acordo com o comunicado publicado pela editora, “o novo Papa partilha a sua visão do mundo e o futuro da religião e assume as suas opiniões sobre os principais temas da atualidade”, através de “longas e esclarecedoras conversas com o amigo Abraham Skorka”.

A obra, originalmente intitulada “Sobre el cielo y la tierra”, foi editada em 2010, e está a ser traduzida para português por Inês Guerreiro. Os direitos do livro estão, também, já a ser vendidos para algumas das principais editoras internacionais, como a Companhia das Letras, no Brasil, a norte-americana Random House ou a alemã Bertelsmann.