A partir desta quarta-feira, os estágios profissionais vão ser alargados. Passam dos 9 para os 12 meses e aumentam as comparticipações às empresas. As alterações constam de uma portaria publicada ontem, em Diário da República.

Os novos estágios passam a abranger jovens com idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos, com uma duração de 12 meses, eliminando a possibilidade, que existia no passado, de jovens com idade inferior a 25 anos poderem candidatar-se aos estágios. Com a alteração, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) pretende desviar os estagiários que preferiam os antigos estágios do IEFP para o Impulso Jovem, de modo a evitar sobreposições e aumentar o potencial de execução do programa coordenado por Miguel Relvas.

As alterações refletem-se, ainda, ao nível de comparticipação financeira, mas os valores da bolsa mantêm-se entre os 419,22 e os 691,7 euros.

No que concerne a empresas com menos de 10 trabalhadores, o IEFP vai financiar, totalmente, o primeiro estagiário, desde que a empresa em questão nunca tenha usufruído de qualquer tipo de apoio. Nas outras situações, o IEFP assegura 80% do financiamento e 90%, se o estagiário possuir alguma incapacidade.