Capturado, o personagem, com nome a definir pelo jogador e assinalada no ecrã com o ícone “:)”, encabeça uma rebelião. Contra forças do imperador, o seu objetivo é derrotar as sucessivas vagas de monstros enviadas, numa sucessão de lutas. É este o conceito por detrás do Arena.xlsm, o RPG (Role Playing Game) criado numa folha de cálculo do programa Excel, por Cary Walkin, e disponibilizado para download gratuito na sua página.

Ainda que com gráficos limitados, dadas as características do programa com que foi criado, o jogo tem permitido ao criador algum sucesso. Normalmente usado para o tratamento de informação contabilística, o programa foi, desta vez, utilizado para fins lúdicos, na criação de um jogo de soldados e feiticeiros.

Carry Walkin é contabilista e encontra-se a tirar o grau de Master of Business Administration (MBA), em Toronto, e afirma-se como alguém interessado na área das finanças e negócios com gosto por videojogos, apesar de nunca ter tido instrução formal no desenvolvimento de jogos de computador.

O jogo conta com 2 mil inimigos possíveis, quatro arenas, e oito vilões. Arena.xlsm encontra-se funcional nas versões de 2007 e 2010 do Microsoft Excel, mas não funciona em Machintosh.