A 1.ª edição do festival Porto Surf Film Festival arranca já esta sexta-feira, 29 de março, e fica na biblioteca Almeida Garrett até dia 31, domingo. Pela primeira vez no Porto, vão ser exibidos filmes de ficção e documentários que retratam a vida no oceano e em cima de uma prancha. As películas que vão ser apresentadas mostram o mundo das ondas desde a década de 60 até aos nossos dias.
Oportunidade para novos realizadores
Nesta edição, o Porto Surf Film Festival convida ainda novos realizadores a enviarem as suas curtas metragens (com uma duração de 10 minutos,) para serem exibidas na 2.ª edição do festival, a acontecer em 2014.
Os dez filmes e documentários a exibir durante estes três dias foram selecionados de uma amostra de 400 filmes, realizados em todos os cinco continentes. É com “One Winter Story” que o festival arranca, às 21h de sexta-feira. O filme aprofunda a história da primeira mulher a surfar, Sarah Gerhardt, que enfrentou a onda de Mavericks, no Norte da Califórnia, conhecida pelos seus rochedos e tubarões.
Sem apoios de patrocínios, o festival foi planeado por três organizadores individuais, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto. Segundo Carlos Rui Ribeiro, da Bright Side e também um dos organizadores do Porto Surf Film Festival, o festival “é uma oportunidade única para ver cinema de surf de grande qualidade”.
A entrada está limitada ao número de lugares da sala e os bilhetes têm um custo de 4 euros, enquanto o passe geral custa 32 euros, e podem ser adquiridos de forma eletrónica.
Porto Surf Film Festival 2013 | Short TV Promo 2 from Porto Surf Film Festival on Vimeo.