Banco Central Europeu, Comissão Europeia, Tribunal de Contas ou Parlamento Europeu, são algumas das instituições da União Europeia (UE) com processos de recrutamento de estagiários. Os estágios vão ter lugar em diversas cidades europeias, mas, sobretudo, em Bruxelas, Luxemburgo e Frankfurt, e a duração pode variar entre uma semana e um ano.

Os critérios de seleção dos candidatos variam consoante o estágio pretendido. Alguns dos estágios são direcionados a “estudantes com idades entre os 17 e 25 anos”, outros a “estudantes de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento”, a “estudantes que tenham de fazer um estágio como parte do currículo escolar” ou, ainda, a “jovens com deficiência”.

Os estágios são, ou não, remunerados e, em alguns casos, o estagiário terá direito a um “pequeno subsídio” e alojamento. A UE também oferece oportunidades de formação com remuneração até 1700 euros.

A informação está disponível na secção Estágios para Estudantes, do site da União Europeia, onde os interessados poderão formalizar as suas candidaturas. Para algumas das instituições, os deadlines de candidatura aproximam-se, como é o caso do Comité Económico e Social Europeu (31 de março), Comité das Regiões (31 de março) e Conselho da União Europeia (1 de maio).