Chama-se UDReplicas, é canadiana e dedica-se ao fabrico de réplicas de vestuário relacionado com o cinema. No entanto, esta empresa liderada por David Pea, um designer de moda e especialista num material muito específico – o couro -, difere de qualquer outra que possa, também, produzir réplicas deste tipo: as peças da UDReplicas não pretendem ser apenas decorativas ou de coleção. David Pea quer que elas tenham uma funcionalidade real.

Um dos melhores exemplos para demonstrar essa filosofia é o equipamento do Batman de Christopher Nolan. Certamente serão poucos os que não consideram espetaculares os uniformes utilizados pelo alter-ego de Bruce Wayne ao longo da trilogia. Certamente serão muitos os que gostariam de utilizá-los, todos os dias, sem o perigo de caírem no ridículo. A UDReplicas encontrou a solução perfeita para isso: transformou-os em fatos especialmente concebidos para motociclistas.

Para já, existem dois modelos: o do primeiro filme, Batman Begins, e o do último, The Dark Knight Rises (TDKR) – é compreensível a inexistência do modelo do segundo filme, visto ser muito semelhante ao do TDKR.

Ser Batman não é para qualquer carteira

Ser um herói não é tarefa fácil. Parecer-se com ele também não. A UDReplicas vende, no seu site, os fatos do Batman (completos) por valores entre os 1200 e os 1300 euros. No entanto, é possível comprar apenas partes do uniforme (luvas, calças, etc.). Já a mochila custa 230 euros. O cinto utilitário fica pelos 145 euros.

Tendo em conta a especialidade de David Pea, os fatos são feitos em couro e levam, ainda, um revestimento generoso da famosa fibra Kevlar, tão mencionada por Lucius Fox (Morgan Freeman) ao longo do filme. A combinação destes materiais acaba por dar, a qualquer motociclista, uma proteção completa na estrada e, convenhamos, uma boa dose de estilo.

Batman que é Batman tem o equipamento completo

Mas, como toda a gente sabe, o Batman de Nolan não se resume àquilo que está colado ao corpo de Bruce Wayne. Além do fato propriamente dito, o Cavaleiro das Trevas tem sempre consigo um cinto utilitário. E, se tem, a UDReplicas também faz. Nesta versão, não convém guardar “batarangs”, mas há espaço para telemóvel, chaves, carteira e outros documentos.

Porém, o equipamento não fica por aqui. A UDReplicas pode não ter fabricado o fato do segundo filme da trilogia – The Dark Knight (TDK) -, mas o seu produto mais recente é, precisamente, de TDK. Trata-se da famosa “backpack” (mochila), por muitos designada de “batpack“, que Batman utiliza na cena em que vai a Hong Kong “raptar” Lau, o contabilista da máfia de Gotham.

Neste caso, não serve para guardar a capa antes de a soltar a meio de um voo picado, mas pode ser bastante útil para guardar vários objetos, como, por exemplo, tablets e smartphones.