Centenas de internautas por todo o mundo participaram no concurso promovido pela BBC. O desafio lançado em janeiro, e intitulado “What if…”, pedia aos concorrentes para criarem representações do futuro.

Leonel David Mendes, ilustrador português e licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), conquistou o primeiro lugar a nível europeu na competição do canal britânico. A ilustração vencedora mostra uma criança a ser “sugada” pela tecnologia.

Steve Harding-Hill, júri do concurso, classificou a obra como uma visão “fria, horrível, poderosa e satírica – até porque representa algo que já se tornou verdade”.

Leonel Mendes, que também assina as suas obras pelo nome “cogita”, explicou ao JPN que tomou conhecimento do concurso através da rede social Reddit, e concorreu com uma ilustração que já tinha em portefólio desde 2011.

O artista portuense inspirou-se no escritor britânico Richard Dawkins, para criar a ilustração vencedora: a obra está inspirada na “noção de que a cultura e a tecnologia humana partilham semelhanças com a biologia”, explica.

Existe futuro para os ilustradores portugueses

A vitória de Leonel Mendes no concurso “What if…” é mais um exemplo do reconhecimento internacional à qualidade da ilustração nacional, depois de, em fevereiro, André Carrilho ter ilustrado uma edição da revista norte americana Vanity Fair.

Leonel Mendes diz mesmo que, em Portugal, “há uma vasta comunidade de ilustradores muito bem sucedidos” e que existe futuro para estes profissionais através da “continuação de bom trabalho com um bocado de sorte à mistura”, conclui o artista português.

Os 10 vencedores do desafio lançado pela BBC, vão poder, agora, escolher um computador portátil com um valor até 2900 euros.