Às 00h20 do dia 25 de abril vai-se ouvir a música “Grândola, Vila Morena” junto às instalações da Rádio Renascença, em Lisboa, tal como aconteceu na noite da revolução, em 1974. O tema de Zeca Afonso, que tem sido o hino das mais recentes manifestações e protestos em Portugal, foi uma das senhas utilizadas pelos militares do Movimento das Forças Armadas (MFA), no golpe de Estado.

A iniciativa é da Associação 25 de Abril, presidida pelo coronel Vasco Lourenço, e vai contar também com um jantar de convívio, na véspera, no Regimento de Engenharia da Pontinha, o posto de comando de onde partiu o MFA e se iniciou a revolução.

Depois da habitual manifestação pela Avenida da Liberdade, que termina no Rossio, o cortejo vai-se concentrar no quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR), no Largo do Carmo. Aí, por volta das 18h30 – hora em que o Marcelo Caetano se rendeu e o Governo “caiu” – vai ser entoada, novamente, “Grândola, Vila Morena”.

Em declarações à Agência Lusa, Vasco Lourenço adiantou, ainda, que a Associação 25 de abril promete comemorações, ao longo dos próximos meses, “condizentes com 40 anos de Estado de Direito, de liberdade e democracia”.