No âmbito do dia mundial dedicado às pessoas que sofrem de autismo, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto associou-se à Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) e à Associação Vencer Autismo e criou o “Dia Azul da FEUP“.

A 4 de abril há mais

Ilustração: Susana BarbosaNo âmbito da campanha de sensibilização para o autismo, a FEUP organiza, na quinta-feira, dia 4 de abril, em parceria com a TEUP e a Associação Vencer Autismo, o 4.° Encontro Solidário de Tunas no Grande Auditório da sua faculdade. O espetáculo, que contará com a presença de sete tunas da academia do Porto, vai transferir as receitas, na totalidade, para a associação Vencer Autismo. Depois do encontro das tunas, haverá, ainda, um FEUP Caffé Solidário, cujos lucros reverterão, igualmente, para aquela associação.

Quem se deslocou, esta terça-feira, às instalações da FEUP, foi convidado a usar roupa azul como símbolo de solidariedade perante a doença que, segundo dados de 2010, da Organização das Nações Unidas (ONU), atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Foi também instalada uma banca informativa na faculdade, para esclarecer dúvidas relativas ao autismo.

O dia 2 de abril é conhecido, internacionalmente, por ser o dia do movimento mundial “Light It Up Blue“, em que vários monumentos, prédios ou espaços conhecidos, são iluminados em azul com o objetivo de sensibilizar as pessoas de todo o mundo para a questão do autismo.

Em Portugal, são alguns os lugares que aderem à temática azul, como, por exemplo, o Estádio do Dragão, no Porto, ou o Cristo Rei, em Almada. Mundialmente, são os últimos andares do Empire State Building, nos EUA, ou as Cataratas do Niágara, os espaços mais emblemáticos iluminados com aquela cor.