Provavelmente já passou por uma situação em que precisava de ter acesso à Internet num local público, mas não sabia onde encontrar uma rede wireless totalmente gratuita. A aplicação “Free Wi-Fi Portugal” indica-lhe mais de dois mil hotspots (pontos de acesso), espalhados pelo país e localizados em cafés, restaurantes e museus.
Desenvolvida pela Tinta Social, uma agência de comunicação especializada na produção e gestão de conteúdos para redes sociais e informação para motores de busca, a aplicação tira partido da informação recolhida pelos utilizadores para alargar a base de dados sobre pontos de acesso Wi-Fi de utilização gratuita.
Em entrevista ao JPN, José Nunes, responsável pelo “Free Wi-Fi Portugal“, afirma que a ideia surgiu da “necessidade própria” de criar uma aplicação nacional. Para alargar a informação disponível, o responsável realça a importância dos utilizadores.
José Nunes em entrevista ao JPN:
O responsável pela aplicação, entrevistado pelo JPN, falou ainda sobre a importância da construção de um mapa wi-fi, da pesquisa das redes e do processo de validação das redes reportadas.
A aplicação está sempre a ser atualizada, até porque todos os dias surgem novos pontos de acesso a serem listados. José Nunes considera este trabalho um “work in progress”, que tem vindo a corresponder às expectativas iniciais. Para utilizar a aplicação o processo é simples e também permite ao utilizador reportar novos locais com wi-fi gratuito.
Atualmente, o “Free Wi-Fi” vai “a caminho dos 3000 mil pontos de acesso listados”, segundo o responsável pela aplicação, que considera a ferramenta diferenciadora para os turistas, já que “os planos de dados de acesso roaming ainda são muito caros”.
Quanto ao futuro, José Nunes adianta que a aplicação pode vir a fornecer outras informações, como o horário de funcionamento dos locais que disponibilizam as redes gratuitas. “Não descartamos no futuro abrir a informação para outros produtos”, diz José Nunes.
O “Free Wi-Fi Portugal” está disponível para iOS e para a plataforma Android.