Depois de recrutar estudantes para estágios nas suas instituições, no final do mês de março, a União Europeia (UE) volta agora a oferecer novas oportunidades de formação no Parlamento Europeu e no Tribunal de Justiça da União Europeia.

Prazos de candidaturas:

Conselho da Europa – até 15 abril (estágio entre julho e dezembro)
Tribunal de Justiça da União Europeia – até 30 de abril (estágio entre outubro e fevereiro 2014)
Parlamento Europeu – até 15 maio (estágio entre outubro e dezembro)

Os interessados em estagiar no Parlamento Europeu, no Luxemburgo, precisam de dominar, pelo menos três línguas oficiais da União Europeia e têm direito a uma bolsa mensal de 1190,71 euros. Já os que preferirem o Tribunal de Justiça da UE podem vir a trabalhar cinco meses em vários gabinetes: Direção da Investigação e Documentação, Direção-Geral da Tradução ou Direção da Interpretação.

Para concorrer às pastas jurídicas é necessário ter licenciatura em Direito ou Ciência Política, enquanto os escritórios de tradução requerem um diploma de intérprete de conferência. Bons conhecimentos em francês são obrigatórios nas duas situações.

O formulário de candidatura já está disponível e deve ser enviado juntamente com um currículo detalhado e cópias dos diplomas e certificados, para a unidade de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça (Bureau des sages, GEOS 30323, L – 2925, Luxemburgo), até 30 de abril.

Além destes dois organismos, o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em Lisboa, também abriu vagas de estágio, ainda que não remuneradas. Os estagiários podem vir a trabalhar entre três a seis meses, na assistência da preparação de atividades desenvolvidas pelo Conselho, bem como na realização de trabalhos administrativos. Domínio do francês, inglês e uma terceira língua são necessários para concorrer ao lugar.

As candidaturas para a segunda fase do programa de estágios remunerados já estão disponíveis. Basta enviar email, em inglês ou francês, o currículo e uma carta de motivação para [email protected], até 15 de abril.