A conferência “Big Data Analyst – A Profissão do Futuro”, organizada pela Universidade Portucalense (UPT), vai dar a conhecer, esta quinta-feira, uma nova profissão. A conferência – integrada no seminário que a UPT está a promover sobre áreas inovadoras da tecnologia da informação – vai mostrar aos estudantes o que é ser um cientista de dados.

O que é um cientista de dados?

O JPN falou com Filomena Lopes, responsável pelo Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia (DICT), para perceber o que é um cientista de dados. “O “cientista de dados” é um novo perfil profissional que emergiu com o Bilhete de Identidade e agora ganha força com o Big Data”, diz Filomena Lopes. Em tecnologia de informação, o conceito de Big Data abrange o grande armazenamento de informação a alta velocidade. Este cargo exige o domínio de competências em informática, estatística, organização e gestão.

“O objetivo da conferência não é somente alertar para o futuro profissional dos estudantes”, sublinha Filomena Lopes, da organização da conferência. “É, essencialmente, divulgar e dar a conhecer uma nova área com suporte tecnológico que poderá trazer grandes vantagens competitivas para as empresas”.

Para explicar esta profissão do futuro, vão estar presentes representantes de empresas internacionais, nomeadamente a IBM, Microsoft e Oracle. Os representantes de cada uma das empresas vão falar no primeiro painel da tarde, dedicado aos fabricantes. No segundo painel vão ser apresentados estudos de casos e, esta segunda parte, vai contar com a presença da Critical Management Consulting, Sonae Corporate Center e Parfois.

Com entrada gratuita, a conferência tem início marcado para as 14h30 e vai prolongar-se durante a tarde, até ao seu encerramento, às 18h.