Com o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar crianças desfavorecidas, Maria da Conceição partiu em expedição, no início da semana, rumo ao monte Evereste. Se for bem sucedida, Maria será a primeira mulher portuguesa a escalar o lugar mais alto do planeta.

No entanto, ser pioneira não é o objetivo da criadora da Maria Cristina Foundation. Isto porque, a portuguesa, pretende angariar dinheiro para reerguer uma escola em Bangladesh, de modo a que 600 crianças desfavorecidas possam regressar às aulas. O projeto foi batizado de “Milion Dollar Baby Everest”, pois a verba necessária para reerguer a escola é de um milhão de dólares (perto de 778.500 euros).

Tendo em conta que não é montanhista profissional, Maria da Conceição submeteu-se a um treino intensivo, de modo a suportar as duras condições de vida nas montanhas. Com o auxílio de um treinador, teve aulas de natação, corrida e fez caminhadas, por vezes com pesos de 29 quilos às costas.

Maria da Conceição vai transportar, consigo, a bandeira portuguesa, uma mochila de 15 quilos e vai usar botas térmicas. Caso a expedição corra dentro do previsto, a portuguesa deverá chegar ao pico do Evereste em meados de maio.