Facilitar a leitura de uma apresentação PowerPoint ou permitir uma melhor navegação em documentos do Word são algumas das metas da PLACES – Plataforma de Acessibilidade. Através de tutoriais, a iniciativa pretende auxiliar docentes e produtores de informação na criação de conteúdos mais acessíveis, que possam ser compreendidos de forma fácil por qualquer utilizador – independentemente das suas limitações físicas ou da tecnologia utilizada.

PLACES

“Quantas vezes ficamos sem entender um vídeo por não termos acesso ao som? Quantas vezes seria interessante ter o livro que estamos a ler, em áudio, para o continuarmos a ler enquanto conduzimos?”, questiona o projecto, que pretende uma melhoria das acessibilidades e uma universidade mais inclusiva. A plataforma foi financiada pela Universidade do Porto (UP) em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Os conteúdos vão estar online em texto, vídeo legendado e com linguagem gestual e o projeto promove, desta forma, uma universidade mais inclusiva, já que prevê um mais fácil acesso à informação para estudantes.

A iniciativa não se destina só a pessoas com necessidades especiais: é necessário “perceber a acessibilidade como a capacidade de aceder a um conteúdo bem estruturado, tendo eu uma deficiência permanente temporária, permanente ou não tendo deficiência alguma”, afirma em comunicado, Bruno Giesteira, professor da Universidade do Porto.

O público-alvo é, por isso, composto por pessoas com “competências básicas de informática” ou aqueles que “pretendam tornar a tarefa de produção e disponibilização de informação mais ágil e rápida para quem produz e mais acessível para quem quer aceder e consultar essa informação”.

A apresentação da iniciativa vai decorrer na próxima sexta-feira, às 14h30, na Reitoria da UP, será moderada por Alice Ribeiro, do Serviço de Apoio ao Estudante Deficiente (SAED) e contará com a presença de representantes da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Instituto para a Reabilitação. O encerramento da cerimónia é da responsabilidade de Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora para a Formação e Organização Académica. A entrada é livre, mas requer inscrição via correio eletrónico para [email protected].