Para eternizar a data em que a Torre dos Clérigos celebra 250 anos, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda vai emitir, em junho, uma moeda comemorativa.

A moeda, de 2 euros, vai contar com o desenho da famosa torre e, também, do que parece ser uma ilustração da ponte D. Luís. A moeda foi desenhada pelo escultor português Hugo Maciel. Quanto ao número de exemplares, a Casa da Moeda está autorizada a cunhar até 500 mil, em latão/cuproníquel, uma liga metálica de cobre com níquel.

250 anos da maior torre do Porto

A construção da Torre dos Clérigos foi terminada em 1963. Com desenho de Nicolau Nasoni, a torre tem 75 metros distribuídos por 240 degraus e foi, durante muitos anos, o edifício mais alto de Portugal.

A cunhagem de edições comemorativas é uma tradição quase tão antiga como a própria moeda. O primeiro registo remonta à Grécia antiga, quando existia uma cunhagem especial para os Jogos Olímpicos. Atualmente, as moedas comemorativas são objetos de especial interesse para colecionadores de numismática.

Ao longo dos últimos anos, a União Europeia tem emitido dezenas de edições limitadas de moedas comemorativas com diferentes valores, alguns fora do comum, como, por exemplo, moedas de 5 euros, ou 2,50 euros.

Este ano, em Portugal, serão ainda emitidas, entre outras, moedas comemorativas sobre os 150 anos da Fundação Cruz Vermelha, sobre o centenário do nascimento de João Villaret, sobre a classificação da Fortificação de Elvas como Património Mundial, e sobre o centenário do submarino espadarte, o primeiro submarino português.