Uma alimentação rica em peixe com ácidos gordos – ómega 3 – pode reduzir o risco de mortalidade em 27%. É a conclusão de um estudo levado a cabo por investigadores norte-americanos das universidades de Harvard e Washington e publicado na revista Annals of Internal Medicine.

O estudo demonstra que comer regularmente peixe com ácidos gordos contribui para uma redução de 35% do risco de doenças cardiovasculares em idosos. Este benefício “oferece”, em média, mais 2,2 anos de vida em comparação a pessoas com taxas mais reduzidas de ómega 3 no sangue.

Salmão, atum, anchovas e sardinha são exemplos de peixes com ómega 3 que devem ser ingeridos, pelo menos, duas vezes por semana. Os investigadores defendem também que o consumo regular de peixe gordo deve começar desde cedo.

O estudo é resultado da análise de 16 anos de dados científicos que dizem respeito a 2692 pessoas com cerca de 74 anos de idade, sem antecedentes de doenças cardiovasculares e residentes em diferentes zonas dos Estados Unidos da América. Os investigadores fizeram a avaliação através de análises de sangue, exames físicos, testes de diagnóstico e questionários.