Marketing, Design, Filme, Ativação, Media, Internet, Imprensa e Relações Públicas são as oito categorias do “Young Lions”, a fase nacional de um concurso de criatividade que pode levar os mais originais ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em junho.

A competição abriu as candidaturas até 24 de abril e convida os profissionais criativos (empregados ou freelancers) a concorrer. No caso dos marketeers, o limite máximo de idade é 30 anos, enquanto os restantes concorrentes podem ter até 28 anos de idade. O número de elementos por equipa é variável consoante a categoria escolhida, tal como o tipo de projeto a desenvolver.

Em Portugal, o concurso está a ser organizada pelo MOP – Multimedia Outdoors Portugal, que já disponibilizou para download todas as informações e regulamentos, na página oficial. Os trabalhos devem ser enviados até às 18h do dia 24 de abril para a morada indicada.

Os vencedores do “Young Lions” vão ser conhecidos na terceira semana de maio e passam à segunda fase, disputada em Cannes. Nessa fase, a tarefa será enfrentar as equipas internacionais selecionadas, com 24 ou 48h para responder a um novo desafio.

Roger Hatchuel Academy também oferece formação intensa a concorrentes individuais

Os criativos que desejarem concorrer individualmente podem ainda ter direito a uma semana de formação intensa na Roger Hatchuel Academy, na Riviera Francesa, entre 15 a 21 de junho. Lá vão poder contactar com nomes de referência na área da comunicação, alojamento e viagens pagas.

Os interessados devem desenvolver um cartaz multi-tema ou uma rede de Mupis, sob o mote “álcool na adolescência é sinal de pouca inteligência”. Para ser elegível o candidato deve ter até 23 anos e frequentar um curso nas áreas de comunicação e publicidade do ensino superior ou técnico.

As propostas têm de seguir os parâmetros definidos pelo MOP e devem ser entregues na sede (morada da MOP), até às 18h de 24 de abril. Os melhores projetos vão ser premiados na 60.ª edição do Festival Internacional da Criatividade Cannes Lions, entre 16 a 22 de junho.