Quase que se podia dizer que, agora, é possível visitar o Museu da Marioneta, em Lisboa, sem sair de casa e a partir de qualquer ponto do país. Tudo por causa de uma aplicação móvel, dedicada a este espaço cultural, disponível para sistemas Android e iOS.

A viagem virtual começa com as máscaras tailandesas khön e outras técnicas da Ásia. Depois, continua pelo centro da Europa, por África e pelo Brasil, mas termina em Portugal com o cinema de animação, da década de 90. Isto só é possível através do menu “Visitas” da aplicação.

É o utilizador quem escolhe o itinerário e a visita pode começar a partir das “Histórias”, conhecendo os habitantes do Museu: os vários animais por descobrir, os vilões e as marionetas apaixonadas.

Interatividade garantida

Para quem não tem tablets ou smartphones, o Museu da Marioneta disponibiliza, nas suas instalações, cerca de vinte equipamentos que podem ser requisitados. Interatividade é a máxima desta aplicação, dentro e fora do espaço museológico, tornando a experiência dinâmica e efusiva de quem a utiliza.

Mas para quem quer visitar o museu em família, os quatro “Enigmas” divertem os mais novos, que podem procurar determinadas marionetas consoante as características de cada personagem, reveladas pelos mais crescidos.

Para os mais cautelosos e organizados, a visita pode ser planeada através de casa e podem ficar a saber (quase) tudo sobre as marionetas das coleções, na secção “A Partir de Casa”. Já o item “Programa” informa sobre as exposições temporárias, os workshops, as oficinas para famílias, os espetáculos e até as atividades permanentes do serviço educativo.

O Museu da Marioneta fica no edifício do Convento das Bernardas, em Lisboa, e também a história deste espaço pode ser consultada através desta aplicação. O mapa “À volta no Museu” permite ao utilizador explorar outros interesses no bairro da Madragoa, a área envolvente ao Convento. Desde restaurantes, zonas de lazer e jardins, bem como outros museus vizinhos, nada entra em esquecimento na escala desta viagem.