Fernando Pessoa, poeta nacional reconhecido sobretudo a nível europeu, e os seus heterónimos – Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos – vão estar em destaque no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, de 13 a 17 de abril.

Organização

O Arte Institute, responsável pelo ciclo de Fernando Pessoa no MoMA, é uma entidade portuguesa que atua em Nova Iorque (EUA), São Paulo (Brasil) e em Lisboa. A organização, sem fins lucrativos, dinamiza a produção e a difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa.

No programa consta a exibição do filme “O Livro do Desassossego” de João Botelho, assim como uma palestra na Poets House, dada por Richard Zenith, tradutor e académico distinguido com o Prémio Pessoa em 2012.

O Arte Institute, que em 2012 já realizou a semana de José Saramago – mais conhecido nos Estados Unidos do que Fernando Pessoa -, trabalha em colaboração com o Teatro do Bairro e o Instituto Camões na organização deste projeto.