A Blautouch é uma superfície de trabalho interativa, para laboratórios, que permite substituir computadores, teclados e ratos. Desenvolvido pelas recentes diretrizes do hygienic design, este produto é constituído por materiais resistentes aos reagentes e aos desinfetantes mais agressivos, tornando-se uma das soluções mais limpas e eficazes a nível mundial.

A tecnologia e a inovação deste produto têm sido referenciadas pela imprensa internacional como um marco na integração de equipamentos informáticos. A tecnologia resulta do projeto “Intellab – Laboratórios Inteligentes”, desenvolvido pela Laborial, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com a Edigma. Daqui, resultou um sistema de monitorização e controlo avançado para laboratórios, o Advanlab.

Projetos de engenharia e a elaboração de projetos integrados para laboratórios, bem como novas soluções tecnológicas, é a especialidade da Laborial. Esta empresa especializada no fornecimento de soluções para laboratórios, ocupa um lugar elevado do seu segmento de mercado em Portugal e apresenta uma estratégia fortemente orientada para os mercados internacionais.

A Blautouch foi recentemente distinguida em França com o primeiro lugar num concurso de inovação, pela Association pour la prévention et l’étude de la contamination (Aspec) e pela revista especializada Salles Propres.