Se é uma das pessoas que gosta de consultar todas as notícias, e-mails e atualizações das suas contas nas redes sociais, mas acha que perde demasiado tempo, então esta é uma boa notícia. A aplicação Orákulu quer dinamizar esse hábito e evitar o processo repetitivo e gastador de tempo na procura de informação diária em várias plataformas.

Notícias, e-mails e redes sociais passam agora a vir até nós, graças a esta aplicação. Basta fazer o download do Orákulu [PDF], fazer o registo, configurar a aplicação e, assim, ter acesso a toda a informação no rodapé do computador, com o aspeto de um jornal televisivo.

Em entrevista ao JPN, Bruno Almeida, gestor do projeto, dá a conhecer a ideia, que “surgiu da necessidade que nós próprios temos, todos os dias, em procurar informação sem ter de perder muito tempo a abrir browsers e páginas e procurar várias fontes de informação”.

O processo do utilizador é simples e a aplicação tem ainda a capacidade de partilhar, no imediato, as notícias no Facebook ou no Twitter, tudo isto em segundo plano. Isto é, a informação vem ter consigo.

Neste momento, o projeto que Bruno Almeida gere está numa fase inicial, em que o objetivo é absorver toda a informação que os utilizadores fazem chegar até à equipa construtora da aplicação. No entanto, estão previstas atualizações para um futuro a médio-prazo. “Primeiro, tentamos solidificar a ideia junto dos utilizadores, para que realmente haja uma necessidade da utilização da própria aplicação. Uma vez solidificado, partiremos para Mac OS X e dispositivos móveis”.

Por enquanto, o Orákulu está apenas disponível para Windows.